Fórum do Medicamento a 15 de novembro

A 11.ª edição do Fórum do Medicamento realiza-se a 15 de novembro no Centro Cultural de Belém, e irá debruçar-se…

A 11.ª edição do Fórum do Medicamento realiza-se a 15 de novembro no Centro Cultural de Belém, e irá debruçar-se sobre a equidade, a efetividade e a sustentabilidade no acesso à inovação. Esta é uma iniciativa anual da APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e conta com o apoio da Astra Zeneca.

A pressão para o aumento do investimento na área da saúde, agravada pelo progressivo envelhecimento da população e pela evolução tecnológica, como o desenvolvimento de novos medicamentos e de meios de diagnóstico mais eficazes a par com as expetativas da população, marcam as sociedades e os sistemas de saúde. Face às restrições orçamentais, os sistemas de saúde dos países mais desenvolvidos têm experimentado uma grande variedade de reformas nos seus modelos de acesso e de financiamento para reduzir a incerteza causada pela introdução, por exemplo, de novos medicamentos e o seu impacto na sustentabilidade económica e financeira privilegiando uma aposta em modelos baseados na medição do valor e efetividade dos resultados.

Na edição deste ano do Fórum do Medicamento irá elaborar-se uma análise da equidade e efetividade no acesso aos medicamentos inovadores nos hospitais do Serviço Nacional (SNS), contando para essa avaliação e discussão com a apresentação pública dos resultados do “Índex nacional do acesso ao medicamento hospitalar“, uma iniciativa da APAH e da Ordem dos Farmacêuticos com o apoio científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Também em análise na edição deste ano estão os desafios do financiamento de inovadores e a necessidade de serem encontradas respostas inovadoras face aos novos desafios que se colocam aos sistemas de saúde. Mais uma vez esta iniciativa trará até nós o estado da arte nacional e na Europa sobre estas temáticas para perspetivar quer as implicações quer as alternativas para Portugal.