8 dicas para uma boa noite de sono

Alguns estudos sugerem que no verão se dorme menos e pior. Segundo Susana Sousa e Sílvia Correia…

Alguns estudos sugerem que no verão se dorme menos e pior. Segundo Susana Sousa e Sílvia Correia, representantes da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, há vários motivos que explicam isto: “a temperatura atmosférica mais elevada, a ausência de regras relacionadas com a pressão dos horários escolares ou laborais, as atividades de férias com maior número de distrações noturnas podem prejudicar o sono nas férias de verão, assim como o facto de dormirmos num colchão diferente e com uma almofada à qual não estamos habituados”. E para quem opta por viajar para zonas mais distantes, a diferença de horários pode alterar os hábitos de sono.

Mas um sono de qualidade e em quantidade deve ser uma prioridade sempre, por isso ditam 8 dicas que podem ajudar a dormir mais e melhor no verão, sobretudo no período de férias:

  1. Manter os horários regulares próximos da rotina;
  2. Evitar os jantares pesados tardios, com álcool e cafeína;
  3. Preparar o quarto e adequar a temperatura (temperaturas muitos quentes prejudicam o sono);
  4. Exercício físico regular – sobretudo ao ar livre – aproveitar o bom tempo para uma atividade física que junta o exercício e a exposição a luz solar será o ideal; 
  5. Exposição a luz no início da manhã pode ajudar a regular o ciclo de sono-vigília;
  6. Evitar a exposição a luz azul a noite (a ausência de pressão do horário de despertar com o horário escolar de manhã facilita a utilização de videojogos durante o período da noite por crianças e jovens);
  7. Dormir 7-8 horas de sono, para que consiga usufruir das férias da melhor forma possível;
  8. Evitar dormir com telemóveis ou outros dispositivos móveis na mesa-de-cabeceira.