É bom cuidar dos netos!

A relação entre os idosos e as suas famílias, sobretudo com as crianças, é muito benéfica ao nível cognitivo…

A relação entre os idosos e as suas famílias, sobretudo com as crianças, é muito benéfica ao nível cognitivo. Segundo uma pesquisa no Journal of the North American Menopause Society, a interação de pessoas idosas com crianças melhora a sua vida social e ajuda a prevenir o declínio cognitivo, as doenças crónicas e a demência. “Cuidar dos mais pequenos estimula os idosos e força-os a permanecerem em boa forma física e melhorar o seu desempenho cognitivo. Além disso eles divertem-se com os netos e assim a solidão, o tédio ou a tristeza são reduzidos, contribuindo para um envelhecimento ativo”, explicou David Curto, Diretor de Gestão de Saúde da Sanitas Mayores em Espanha.

Mas afinal quais são as principais vantagens de cuidar dos netos?

  • Melhora o humor: as relações sociais são positivas para os idosos em diferentes níveis e cuidar dos mais novos acaba por permitir que os mais idosos se sintam mais novos pela energia, vitalidade e alegria que trazem.
  • Aumenta a produtividade: o idoso sente que tem um papel importante na dinâmica familiar, sentindo-se essenciais para o bom funcionamento da família, e aumentando a sua autoestima.
  • Aumenta o nível de atividade: caminhar, ir ao parque, brincar, ajudá-los com os trabalhos de casa ou com as tarefas de verão são apenas algumas das atividades que adultos e crianças podem compartilhar.
  • Fortalecer os laços familiares. Para os idosos, a família é uma parte fundamental da sua estrutura social e a importância que lhe atribuem é maior à medida que a idade avança. Ajudar a consolidar a sua ideia familiar e poder participar nela favorece a sua felicidade e a sua tranquilidade e saúde mental.