Estimulação vibrotátil nocturna suave melhora sintomas da fibromialgia

Um grupo de investigadores espanhóis ​​analisaram, pela primeira vez no mundo, os efeitos na qualidade do sono da aplicação de uma vibração tátil suave em pacientes com fibromialgia

Um grupo de investigadores espanhóis ​​analisaram, pela primeira vez no mundo, os efeitos na qualidade do sono da aplicação de uma vibração tátil suave em pacientes com fibromialgia através de uma plataforma de repouso (colchão modificado). O resultado é a redução tanto da fadiga quanto da dor, bem como uma melhoria na qualidade do sono dos pacientes. O estudo foi publicado pela revista Arthritis Research & Therapy, e contou com a participação da Universidade Politécnica da Catalunha.

De acordo com os investigadores Joan Deus, Laura Blanco, Lucía Canu, Daniel Ramos e Gerard Martínez, as pessoas com fibromialgia sofrem um desequilíbrio no cérebro entre os impulsos sensoriais relacionados com a dor, que são exacerbados, e somatossensoriais, que são diminuídos. Este é um problema que pode ser parcialmente aliviado pela estimulação suave à noite, como o estudo mostrou. Para fazer isso, os investigadores desenvolveram e projetaram um modelo de plataforma de descanso, consistindo de um colchão normal com a única adição de motores que transmitem uma leve vibração tátil ao corpo.

Assinatura Dignus

DOWNLOAD GRATUITO

(Irá receber um email com o link de download.)