Avós pedem apoio digital aos netos

O novo estudo elaborado pela Kaspersky mostra que perto de metade (46%) das gerações mais velhas em Portugal sente dificuldades em atividades diárias que envolvam a tecnologia

O novo estudo elaborado pela Kaspersky mostra que perto de metade (46%) das gerações mais velhas em Portugal sente dificuldades em atividades diárias que envolvam a tecnologia e para as quais não tenham apoio imediato. É por isso que, cada vez mais, os jovens portugueses são confrontados diariamente com pedidos como “Podes só… arranjar-me o telemóvel?” ou “Podes só… arranjar o router da Internet?”.

Cerca de 41% das gerações mais velhas em Portugal admitem ter muito pouco conhecimento na área da tecnologia. Contudo, 40% dos inquiridos afirma que a utilização que dela fazem, fá-los sentir melhor consigo próprios, mais autónomos e, consequentemente, mais livres. Acredita-se, por isso, que o tão conhecido fenómeno FOMO (fear of missing out) é muito comum entre esta geração, que não se quer sentir desatualizada face à utilização das novas tecnologias.

Para este estudo foi realizado um inquérito online a 11 000 consumidores de 13 países diferentes com quotas nacionais de representatividade para género, idade e região. 45% admite ligar aos membros mais jovens da família a pedir a sua ajuda e 11% confirma mesmo sentir mais falta deste apoio que lhes é dado do que da presença física dos jovens familiares. A consequência desta quase dependência da presença dos mais jovens acabou por levar a que os avós (25%) os subornassem para receber apoio digital.

A maioria das pessoas inquiridas admitiu ter precisado de ajuda, durante os últimos 12 meses, para determinados trabalhos como a instalação de uma solução de segurança ou o combate a um vírus no computador. A realidade é que apenas um terço (35%) acredita que todos os seus dispositivos estão equipados com a solução de segurança mais adequada.

O relatório completo e mais informações podem ser encontradas neste link: https://www.kaspersky.com.br/blog/can-you-just/

Assinatura Dignus

DOWNLOAD GRATUITO

(Irá receber um email com o link de download.)