Estesiómetro eletrónico para diabéticos desenvolvido por estudante do ISEP

PressiONE é o nome do projeto de um estesiómetro eletrónico desenvolvido por Pedro Martins

PressiONE é o nome do projeto de um estesiómetro eletrónico desenvolvido por Pedro Martins, Licenciado em Engenharia Biomédica e mestrando em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Direcionado a doentes diabéticos, principalmente os que sofrem de neuropatia diabética, este instrumento e método para medição da sensibilidade cutânea à pressão pretende melhorar a qualidade de vida do doente e impedir despesas avultadas para o Serviço Nacional de Saúde.

O dispositivo foi concebido de modo a medir e quantificar objetivamente o limiar de sensibilidade cutânea à pressão, com a extração de um valor numérico fiel à pressão que o doente perceciona num exame de avaliação desta natureza. Deste modo, o profissional de saúde poderá avaliar a progressão ou regressão do estado da sensibilidade cutânea protetora do paciente de uma forma mais clara, devido não só à elevada precisão deste instrumento e capacidade de operar numa ampla gama de medições, mas também por possibilitar a comparação de valores numéricos entre os exames periódicos realizados.