Conheça o VirtuALL, projeto que envolve inovação, envelhecimento e qualidade de vida

O projeto VirtuALL (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida) pretende desenvolver respostas inovadoras e distintivas a nível nacional

Projeto VirtuALL 
Tel.: +351 231 419 550 · Tlm: +351 914 007 124
www.adelo.com
Facebook: @ProjetovirtuALL

O projeto VirtuALL (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida) POISE-03-4639-FSE-000299 iniciou a abril de 2019 e ao longo de 30 meses pretende desenvolver respostas inovadoras e distintivas a nível nacional, que agregam uma visão global do complexo biopsicossocial da população idosa com o mais recente conhecimento científico e tecnológico, contribuindo para oageing in place e para o combate ao idadismo.

Este projeto assume uma intervenção abrangente, integrada, coordenada a implementar em 6 concelhos (Cantanhede, Montemor-o-Velho, Mealhada, Penacova, Figueira da Foz e Mira), pertencentes à NUT II – Centro, privilegiando a transferência tecnológica e a replicação de boas práticas na área do envelhecimento ativo e saudável. Consiste no desenvolvimento de um ecossistema único, com soluções dinâmicas e simples, mas repletas de opções inclusivas e integradoras, capazes de estimular a coesão social e territorial. 

A concretização do projeto passa pela criação e pelo desenvolvimento de uma Rede de Espaços/Salas de Atividades (de abrangência municipal), suportada por compromissos institucionais e técnicos, partilhados pela combinação de diversas áreas do saber, constituindo-se como uma ação inovadora em termos locais, regionais e até nacionais. Estes espaços serão enriquecidos com recursos humanos qualificados e soluções tecnológicas desenvolvidas para ir ao encontro das especificidades e particularidades desta população, visando a promoção da qualidade de vida, com efeito preventivo na doença e na promoção da saúde.

Numa lógica de proximidade, os diferentes objetivos do VirtuALL, potenciam a criação de vantagens, para as diversas partes envolvidas, com maior ênfase para os destinatários finais diretos, as pessoas idosas, e até para os destinatários indiretos, os cuidadores (in)formais e a comunidade. Deste modo, o projeto VirtuALL assume uma responsabilidade social ao promover a saúde individual a par com a saúde pública, promovendo o empowerment e dotando o idoso de recursos que lhe permita prolongar o mais possível os níveis de qualidade de vida e bem-estar pessoal. O projeto promove a saúde e o bem-estar, numa intervenção positiva de proximidade e de elevado impacto social, integrando a especificidade do território e reconhecendo as singularidades de cada indivíduo, propondo-se contribuir para uma mudança de comportamentos que leve a um envelhecimento saudável, participativo e interativo.