Campanha “Não Caia Nisso” alerta para a prevenção de quedas dos idosos

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) lançou uma vez mais a “Não Caia Nisso”

Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia 
Tel.: +351 218 958 666
spot@spot.pt · www.spot.pt

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) lançou uma vez mais a Não Caia Nisso, uma campanha que tem como principal objetivo alertar para a temática da queda nos idosos e realçar a importância de hábitos preventivos no dia a dia dos mesmos.

As estimativas apontam que 30% dos idosos já caíram alguma vez e que cinco a 10% dessas quedas ocasionaram lesões graves com risco de morte.

Em entrevista à News Farma, Carlos Evangelista, coordenador do Grupo de Estudo de Ortopedia Geriátrica da SPOT, alertou para a importância da prevenção, enumerando alguns comportamentos de forma a evitar este tipo de quedas: ter uns tapetes que sejam anti aderentes e que protejam da queda, ter o telefone sempre por perto, ter luzes de presença noturnas para não andar no escuro e ter a preocupação sobre o que podemos comer ou não” são alguns comportamentos aconselhados, não esquecendo de “privilegiar uma melhor saúde. O exercício físico é fundamental para a pessoa manter o seu tónus muscular e o equilíbrio, tal como ter alguma atividade mental e interesse pela vida”.