Roda dos Alimentos e rotulagem nutricional revistas em 2020

A Roda dos Alimentos vai sofrer uma revisão até final de 2020, segundo o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS)

A Roda dos Alimentos vai sofrer uma revisão até final de 2020, segundo o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), que prevê também um sistema de rotulagem uniforme e mais fácil de entender.

A agência Lusa divulgou o relatório de 2019 do PNPAS que sublinha que o guia alimentar (Roda dos Alimentos) para a população portuguesa foi desenvolvido em 2003 e que necessita de uma revisão. O mesmo relatório informa igualmente que a utilização de rotulagem nutricional simples e clara na parte da frente das embalagens dos produtos alimentares “deve ser considerada como uma importante medida a implementar no âmbito das estratégias para promover uma alimentação saudável”.

O relatório analisa ainda a situação atual no país, recordando que os hábitos alimentares inadequados são um dos principais responsáveis pela perda de anos de vida saudável.