Professor Doutor António Pacheco Palha jubilado após 45 anos na Psiquiatria

A última aula do Professor Doutor António José Pacheco Palha, por altura da sua Jubilação, será no próximo dia 9 de julho, pelas 11 horas

O Professor Doutor António José Pacheco Palha vai dar a sua última aula, intitulada “Os meus caminhos e os caminhos da Psiquiatria”, por altura da sua Jubilação. A lição vai ter lugar na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) no próximo dia 9 de julho, pelas 11 horas. É um dos mais antigos professores catedráticos, dirigindo há 18 anos o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Presidente da Comissão de Coordenação dos Cursos de Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental da FMUP, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e Presidente da Federação Europeia de Sexologia, iniciou a sua carreira universitária há 45 anos, após ter defendido com nota máxima a sua tese de licenciatura.

Foi clinical assistant do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres e prestou serviço como membro da FMUP na formação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lourenço Marques e Eduardo Mondlhane, em Moçambique. Em 1991, assumiu a direção do Serviço de Psiquiatria do Hospital São João (HSJ), tendo mantido o cargo até 2007, altura em que foi nomeado diretor da Unidade Autónoma de Gestão e Saúde Mental do mesmo Hospital.

No seu curriculum acumula vários anos de ensino e pesquisa em áreas como psicossomática, epilepsia, esquizofrenia, sexologia e toxicodependência, centenas de intervenções em congressos nacionais e internacionais e uma longa lista de trabalhos publicados.