Diabetes: o que se deve evitar comer?

O objetivo de uma dieta destinada a diabéticos é manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos valores desejados

O objetivo de uma dieta destinada a diabéticos é manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos valores desejados. O plano de alimentação deve ser individualizado e cuidadosamente preparado por uma nutricionista, de acordo com o estilo de vida, o tipo de trabalho, os hábitos alimentares, o uso de medicamentos e o tipo de diabetes do paciente.

Alguns dos alimentos que devem ser evitados por diabéticos são, por exemplo:

AÇUCAR

Açúcar normal, açúcar mascavado, mel, pastéis, doces, gelados, geleias, frutas confitadas, marmelada, sumos naturais ou artificiais, chocolates, guloseimas e todos os alimentos preparados com grandes quantidades de açúcar.

GORDURAS SATURADAS

Carne de porco e vaca, enlatados, fritos, leite de coco, manteiga, queijos amarelos, leite integral.

FARINHAS BRANCAS

As pessoas com diabetes também devem evitar os alimentos refinados ou preparados com farinha de trigo refinada, como o arroz, os pães e a massa que não seja integral.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

Este tipo de bebidas aumentam a glucose no sangue, interferem com a ação da insulina e aumentam o risco de hipoglicemia reativa depois do seu consumo.

Outros alimentos que as pessoas com diabetes devem ter em conta:

Adoçantes não calóricos (sucralose, sacarina, aspartame e estévia) devem ser consumidos nas quantidades adequadas. Os adoçantes calóricos, como o mel, devem ser usados com parcimónia e respeitando sempre as orientações nutricionais.

Não é necessário evitar alimentos dietéticos, mas deve-se prestar atenção ao seu valor calórico e nutricional. Embora não contenham açúcar, os alimentos dietéticos podem ter muitas calorias devido à quantidade de gorduras e outros ingredientes. As versões dietéticas da gelatina e refrigerantes têm quase zero calorias, por isso podem ser consumidas.