I Seminário de Gerontologia falou do “Envelhecimento, uma obra de arte!”

Teve lugar no passado dia 7 de junho o do I Seminário de Gerontologia com o nome “Envelhecimento, uma obra de arte!” no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
Tel.: +351 278 420 420 · Fax: +351 278 426 243
geral@cm-macedodecavaleiros.pt · www.cm-macedodecavaleiros.pt

Teve lugar no passado dia 7 de junho o do I Seminário de Gerontologia com o nome “Envelhecimento, uma obra de arte!” no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

O evento organizado pela Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros e pelos estagiários da licenciatura em Gerontologia do Instituto Politécnico de Bragança, teve como principal objetivo ajudar a aumentar o conhecimento sobre como lidar com o idoso nas diferentes fases do processo de envelhecimento.

Nesta 1.ª edição estiveram presentes 11 oradores que ao longo do dia abordaram temas como: “Cuidados psicológicos no processo de envelhecimento”, “Humanitude no Cuidar”, “Sexualidade na terceira Idade”, “Envelhecer, como uma obra de arte-reiventar-se”, “Preparar equipas para uma boa morte”, “Primeiros socorros na terceira idade”, “Arte de Kintsugi” e “Personalidade, traços alterados”. Durante o evento foram igualmente apresentados os resultados sobre o estado funcional e cognitivo/satisfação do aluno sénior, realizado pelos estagiários de Gerontologia, que visa avaliar as capacidades do aluno e o seu grau de satisfação com a Universidade Sénior.

Neste seminário marcaram presença alunos do ensino superior e profissional, representantes de várias instituições do distrito, num total de 110 participantes, números que “ultrapassaram a expetativa inicial da organização”.