GNR implementa teleassistência para idosos na Guarda

A partir do mês de julho de 2019 a GNR irá implementar um programa de teleassistência para apoio a idosos e a pessoas vulneráveis em 11 dos 14 concelhos do distrito da Guarda

Câmara Municipal da Guarda
Tel.: +351 271 220 200
geral@mun-guarda.pt · www.mun-guarda.pt

A partir do mês de julho de 2019 a GNR irá implementar um programa de teleassistência para apoio a idosos e a pessoas vulneráveis em 11 dos 14 concelhos do distrito da Guarda.

O projeto eGuard abrangerá cerca de 200 utentes, é destinado a apoio a idosos e a pessoas vulneráveis que vivem sós e isoladas e resultou da assinatura de um protocolo, em junho de 2017, entre o Comando Territorial da GNR da Guarda e os municípios de Guarda, Celorico da Beira, Sabugal, Pinhel, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Almeida, Gouveia, Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira.

O objetivo deste projeto passa por promover a inclusão, minimizar o isolamento dos idosos e das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e também para ser um garante de segurança. Para o seu funcionamento o utente fica na posse de um equipamento que pode usar ao pescoço, e que, entre outras funções, possui um botão para ser acionado em caso de emergência (botão SOS). Este botão comunica com a entidade competente caso haja algum parâmetro que não esteja em conformidade.