Mais de 2000 idosos ligaram para a linha de apoio da provedora de Justiça

No ano de 2018 foram recebidas pelo Núcleo da Criança, do Idoso e da Pessoa com Deficiência 2557 chamadas de idosos

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No ano de 2018 foram recebidas pelo Núcleo da Criança, do Idoso e da Pessoa com Deficiência 2557 chamadas de idosos num total de 3887 chamadas recebidas pela linha.

Os pedidos de ajuda ou de informação estiveram, na grande maioria, relacionados com a prestação de cuidados de apoio social e de saúde, repostas sociais como os centros de dia, o serviço de apoio domiciliário, taxas moderadoras, saúde em geral, transporte de doentes, saúde mental, entre outras. Na origem de 248 chamadas estiveram situações de maus tratos (76), violência doméstica (39), abuso material e financeiro (27) e ainda negligência de cuidados (106 chamadas). Outras questões como escassez económica, esclarecimentos sobre os valores das pensões ou das prestações sociais, habitação, despejos ou rendas foram também identificadas.

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