Dia Mundial Sem Tabaco | 31 de maio

Hoje, dia 31 de maio, assinala-se o Dia Mundial Sem Tabaco, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Hoje, dia 31 de maio, assinala-se o Dia Mundial Sem Tabaco, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a OMS o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas em todo o mundo nos dias de hoje, sendo que cerca de 7 milhões estão relacionadas ao consumo direto, enquanto mais de 1 milhão são provocadas pelo fumo passivo.

Numa faixa etária mais avançada que padece de algumas fragilidades derivadas de causas naturais como as alterações do sistema respiratório e a sua deterioração, inerentes ao envelhecimento, os cuidados devem ser redobrados.

O consumo de tabaco afeta o corpo humano de diversas formas:

CANCRO
O tipo de cancro mais comum associado ao tabagismo é o do pulmão devido às substâncias que entram pelas vias aéreas e vão até o órgão, mas outros como tumores de boca, laringe e esôfago também são frequentes.

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
Como referido anteriormente o cancro do pulmão mas também a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) são potenciadas pelo consumo do tabaco.

SISTEMA VASCULAR
O tabagismo está associado aos problemas venosos como trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

PELE E CABELOS
O tabagismo acelera o envelhecimento e resseca a pele, deixa os cabelos opacos, diminui a capacidade de cicatrização e gera manchas amareladas no rosto, nas mãos e nas unhas.

PESO CORPORAL
O consumo de tabaco também reduz o apetite portanto, caso deixe de fumar, é necessário aumentar o grau de exercícios e cuidar para não ingerir alimentos muito calóricos.