Provedor do doente no Centro Hospitalar de Lisboa

Para comemorar o Dia Europeu dos Direitos dos Doentes, no dia 18 de abril, o Centro Hospitalar…

Para comemorar o Dia Europeu dos Direitos dos Doentes, no dia 18 de abril, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) passou a contar com um provedor do doente, figura de prestígio que irá ouvir ativamente e dar resposta aos doentes que procuram ajuda e esclarecimento sobre o atendimento e os cuidados prestados em todas as áreas clínicas do centro nos seus 6 polos hospitalares.

O Estatuto do Provedor, entretanto aprovado, enquadra-se na mudança de paradigma que se pretende aplicar ao novo Hospital de Lisboa, a construir na zona oriental, e que tem como princípio-base trazer o doente para o processo de decisão. O Provedor, na sua função de dar voz aos cidadãos que recorrem ao hospital, levará em conta os atuais desafios do Serviço Nacional de Saúde, que passam pelo recrudescimento das exigências da comunidade, o aumento das tecnologias na prestação de cuidados de Saúde, além de uma maior longevidade e uma acrescida incidência das doenças crónicas.

Para responder a estes desafios exige-se um envolvimento mais incisivo do doente e da sua família nas instituições de saúde, aumentando o sentimento de confiança e o grau de satisfação dos cidadãos. O Provedor do Doente, atuando como seu representante junto do Conselho de Administração, é uma peça essencial neste modelo mais participado, em que “o hospital segue o doente”, e não o contrário, e em que se aposta no desenvolvimento das relações doente-hospital, antecipando as necessidades, programando a atividade segundo as caraterísticas de cada doente e ativando os recursos internos de forma integrada.