Jovens de Santo Tirso ajudam idosos

Inserida no Plano Municipal de Competências Digitais, a medida leva jovens às IPSS…

Inserida no Plano Municipal de Competências Digitais, a medida leva jovens às IPSS do concelho para partilhar conhecimentos nas áreas de tecnologias de informação e comunicação junto dos mais idosos. E pretende também fomentar a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens.

Trata-se de um projeto que representa um forte contributo ao nível do desenvolvimento das relações interpessoais e de partilha de experiências entre gerações, recorrendo à educação não formal”, sublinhou Joaquim Couto, acrescentando ainda que “há também aqui uma componente muito grande de combate ao isolamento e à solidão”. Além de navegar na Internet e assistir a vídeos, os formandos exploram, entre outras ferramentas, programas de produção de textos.

As oficinas prolongam-se ao longo de 3 meses, sendo que cada uma junta cerca de 6 seniores, decorrendo segundo as aptidões dos grupos e os seus níveis de literacia. A Associação de Solidariedade Social de Areias e a Santa Casa da Misericórdia são algumas das Instituições que já estão a receber mentores.