Hoope: portal que ajuda os doentes a encontrar uma associação

Aproximar Associações de Doentes dos cidadãos, simplificar o acesso às Associações…

Aproximar Associações de Doentes dos cidadãos, simplificar o acesso às Associações, aos serviços prestados e a informação sobre direitos e apoios ao dispor dos doentes foram alguns dos objetivos que levaram 28 associações de doentes nacionais a criar o Hoope, um portal que ajuda os doentes a encontrar a sua associação. Qualquer cidadão pode recorrer ao portal através do endereço https://hoope.pt.

Esta ideia nasceu no âmbito da European Patients Innovation Summit, iniciativa da Novartis que juntou, em 2017, 130 associações de doentes de toda a Europa, 28 das quais em Portugal, na geração de ideias sobre como fortalecer a voz dos doentes no ecossistema da saúde usando as potencialidades do digital. A ideia passava pela criação de uma plataforma digital, tipo diretório, que centralizasse toda a informação sobre as Associações de Doentes e navegação no sistema de saúde. E assim nasceu a Hoope, a ideia do grupo de 28 associações que venceu este desafio Europeu.

Este projeto único e inovador em Portugal foi desenvolvido a pensar na capacitação dos doentes no processo de escolha individual, uma vez que é também possível ter acesso a informação disponibilizada pelo sistema nacional de saúde com o objetivo de ajudar a uma melhor utilização do SNS. O projeto arranca com informação sobre as 28 associações fundadoras, no entanto, o objetivo é agregar todas as associações de doentes em Portugal, legalmente constituídas e em atividade, que vejam no Hoope uma plataforma para chegarem a um maior número de doentes.