Associação Gerações ensina seniores andar de bicicleta

A Associação Gerações, de Vila Nova de Famalicão, está a desenvolver um projeto para ensinar…

A Associação Gerações, de Vila Nova de Famalicão, está a desenvolver um projeto para ensinar a andar de bicicleta a pessoas mais idosas devido às inúmeras solicitações dos seniores que frequentam o Clube Sénior da Gerações.

As sessões de iniciação à aprendizagem do andar de bicicleta começaram no início de abril e envolvem um grupo inicial de cerca de 20 seniores, constituído exclusivamente por senhoras, a mais velha com 75 anos. As primeiras voltas de bicicleta começaram no pátio do solar do Clube Sénior que possui as necessárias condições de segurança.

Para uma criança ou para um jovem, aprender a andar de bicicleta é quase instintivo, não exigindo um esforço complementar mas para um sénior com 75 anos é muito diferente. E isto porque há um conjunto de posições do corpo que têm de ser moldadas, um ajustamento global que tem que ser conseguido, a somar ás fundamentais questões de equilíbrio. Por isso, o projeto é acompanhado por uma fisioterapeuta, Raquel Cunha Fernandes, ela própria uma amante das “duas rodas”. A curto prazo, os novos seniores ciclistas da Gerações aventurar-se-ão pelas viagens no interior da cidade e começarão a fazer as suas deslocações mais prioritárias de bicicleta.